Em alguns sítios do mundo onde a seca acontece regularmente, os índios nativos da região adotaram um ritual conhecido como a dança da chuva. A chuva traz uma nova estação e prepara a terra para o crescimento das plantas. A chuva também traz tempestades, destruição e renovação. A água que cai do céu traz transformação em regiões onde ficar na mesma é esperar a morte.
Sempre que a chuva teima em não chegar, os índios vestem-se a preceito e juntam homens e mulheres a dançar para chamar a chuva. Dizem os índios que a dança da chuva nunca falha. Sempre que dançam, chove. E o segredo para o sucesso da dança da chuva é simples: eles dançam até chover.
Sylvester Stallone, na pior fase da sua vida, numa altura em que chegou a ser sem-abrigo, rejeitou várias oportunidades para vender o guião de Rocky, quando lhe diziam que ele não podia ser ator. Stallone não desistiu até encontrar um estúdio que comprasse os direitos do Rocky e aceitasse que ele – um desconhecido em Hollywood que falava de uma forma estranha – fosse o ator principal. Com a sua performance em Rocky, Stallone ganhou uma nomeação para um Óscar de melhor actor e deu início a uma carreira de sucesso.
Richard Branson é multimilionário e é uma das pessoas com maior sucesso financeiro no mundo. Mas se olharmos para o seu percurso de vida, descobrimos alguém que teve dificuldades na escola por causa da sua dislexia, e que tem uma lista de iniciativas que nunca resultaram, como a Virgin Soda, a Virgin Cars ou a Virgin Brides, e outras que precisaram de muitas tentativas para levantar voo.
Lady Gaga, ainda jovem, sobreviveu a experiências traumáticas que a marcaram e que contribuíram para a sua depressão e dor crónica. Durante anos tentaram moldá-la às estrelas pop tradicionais, gozaram com ela por se vestir de forma estranha e por ter um nariz grande. Foram precisos vários começos e recomeços até Lady Gaga encontrar a inspiração para se tornar a mulher e a artista incrível que é hoje.
Estes são exemplos de pessoas que dançaram até que chovesse, e que continuam a dançar. Thomas Edison, quando lhe perguntaram sobre os muitos milhares de tentativas falhadas ao tentar criar a lâmpada, respondeu: «Não falhei dez mil vezes. Não falhei nenhuma vez. Consegui provar que essas dez mil maneiras não funcionam. Quando eu tiver eliminado as formas que não funcionam, encontrarei a maneira que funcionará».
A palavra motivação vem do latim motivus, relativa a movimento. Se continuares a dançar, se persistires naquilo que acreditas ser melhor para ti e para os teus, a própria ação vai alimentar o ciclo do sucesso.
O percurso raras vezes é linear; é preciso flexibilidade na forma como persegues o teu propósito, e ir fazendo os ajustes necessários; mas se fizeres como os índios, como Stallone, Richard Branson e Lady Gaga, se não parares de dançar, mais cedo ou mais tarde vai chover – e vais conseguir atingir os teus objetivos. E quando atinges os teus objetivos, como quando chove, as coisas que estão adormecidas ganham vida e a transformação acontece, em ti e no mundo à tua volta.