Conta-se uma história de um mestre Zen que ensinava o caminho para a iluminação e de um homem erudito que viajou de muito longe para aprender com ele. No templo, o homem começou a contar a sua história e a explicar os estudos que tinha feito para chegar ali. O mestre interrompeu-o e disse que primeiro iam beber um chá.
O mestre pegou no bule e verteu o líquido para a chávena, mas não parou quando a chávena ficou cheia. Continuou a verter o chá, que começou a transbordar. O homem, ao ver o chá a derramar-se no tabuleiro, e depois no chão, tentou parar o mestre: «Mestre, a chávena já está cheia!». O mestre respondeu «Sim, e tu és como esta chávena: estás tão cheio de ideias que não tens espaço para mais. Volta quando a tua chávena estiver vazia».
Quando comecei na RE/MAX, e a ir a encontros internacionais, tive a oportunidade de conhecer os melhores dos melhores em liderança e vendas. Numa altura em que eu achava que sabia tudo, lembro-me de ter estes mestres à minha frente e pensar que afinal não sabia nada. Como um peixe grande num aquário pequeno, que de repente se viu no meio do oceano, senti-me pequeno e fiquei cheio de vontade de explorar aquele mundo. O mapa que me tinha servido até ali, de um aquário de paredes finitas, já não me servia.
A humildade e a curiosidade são uma tábua rasa para aprender.
Ao abordar o desconhecido com humildade e curiosidade, ficas aberto a novas ideias, a novas maneiras de ver o mundo. Se resistires à tendência natural de mostrar o que sabes, vais descobrir muitos mestres.
Cultiva o estranho. Alimenta a diferença à tua volta. Lembra-te da sensação de espanto quando encontras alguém que te faz olhar para o mundo de uma maneira diferente, seja numa formação, num livro ou numa conversa de café. Pousa os teus argumentos, embainha as tuas opiniões e escuta. Esvazia a tua chávena.
Eu sou um bocadinho de muita gente, um mosaico de saberes de muitos mestres que passaram na minha vida. O que fica, mesmo depois de esquecer o que aprendi, torna-se parte de mim.
Partilho aqui uma dúzia de livros, que recomendo abordar sem preconceitos, que me fizeram olhar para o mundo de maneiras novas e que tiveram um impacto enorme na minha vida:
Pai Rico, Pai Pobre (Robert T. Kiyosaki)
Manual de Vendas (Tom Hopkins)
O Maior Vendedor do Mundo (Og Mandino)
A Bíblia de Vendas (Jeffrey Gitomer)
Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas (Dale Carnegie)
Pense e Fique Rico (Napoleon Hill)
Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes (Stephen Covey)
O Livro Azul de Respostas de Vendas (Jeffrey Gitomer)
Todos ganham (Keith Hollihan e Phil Harkins)
Fernão Capelo Gaivota (Richard Bach)
Técnica de Vendas Para Totós (Tom Hopkins)
Os segredos do lobo (Jordan Belfort)