O curso Mindset Milionário foi uma experiência espectacular com uma energia única. No segundo dia da formação, que amanheceu chuvoso, decidi sair de casa logo pela manhã, pegar na minha cadela e ir correr.
Quando saí para a rua fui atingido pelas sirenes de vários carros de bombeiros que paravam em frente à entrada do prédio. Dos carros começaram a sair bombeiros – que pareciam militares – equipados com fatos pretos e garrafas de oxigénio.
O porteiro do prédio apareceu com um ar desesperado, todo mascarrado de preto, a dizer «É por aqui! É no quinto piso!». Foi nesse momento que eu olhei para cima e vi que o quinto andar do prédio estava a arder, com labaredas a sair das janelas.
Fiquei na rua a ver a cena a desenrolar-se. As pessoas do prédio começaram a sair, umas de roupão, outras de pijama, outras de cuecas – e os carros de bombeiros continuavam a chegar. Felizmente a minha família estava em Arruda dos Vinhos.
Nos minutos que passam assim, em que não sabes como é que as coisas vão acabar, pões tudo em causa. Não sabes se na hora seguinte tudo o que acumulaste durante uma vida vai acabar em fumo.
Pensei nas coisas que tenho, nas coisas que coleccionei, no computador onde trabalho, nos livros, nas roupas, no casaco da mota, nos capacetes – uma vida inteira que naquele momento estava na iminência de desaparecer. E nesse momento tive uma sensação de paz muito grande. O susto, a angústia, o pensamento «e agora?», transformou-se num sentimento de tranquilidade. O perigo era real, mas as pessoas já estavam em segurança.
Mesmo que o fogo levasse tudo, eu estava ali, com saúde, a minha família estava em segurança, a cadela estava comigo, as pessoas do prédio tinham descido, mesmo que mascarradas de fumo.
Depois de ter estado no dia anterior no curso Mindset Milionário, o sentimento de abundância era mais forte. Podiam-se perder coisas, podia ficar sem casa, mas tudo o que era realmente importante estava assegurado. Eu sabia que podia renascer das cinzas, como a fénix, e construir tudo de novo.
E pensei nas vezes que fiquei chateado porque não encontrava os ténis ou porque o meu filho me tinha levado o casaco. Todas essas pequenas irritações se evaporaram. As coisas podiam desaparecer e não era nada importante.
Com saúde, com cabeça, com a atitude certa, é possível recomeçar. Se viveres com abundância mental podes reconstruir tudo. Passas de vítima a comandante. Deixas de temer a mudança e passas a abraçá-la. Ganhas energia, ganhas entusiasmo por novos desafios. E mesmo em tempos de grande adversidade, podes inspirar outros a fazer o mesmo.