Fazer as coisas certas

Fazer as coisas certas
“A RE/MAX Latina nasceu para mostrar que era possível obter resultados fazendo as coisas certas. Ainda hoje acreditamos em liderar pelo exemplo.”

Quando arrancámos a RE/MAX em Portugal estávamos apetrechados com os valores da marca e com um conceito que veio revolucionar a forma como era trabalhado o mercado imobiliário em Portugal.

Desde o princípio que tínhamos o sonho de proporcionar melhor qualidade de vida às famílias e de dar independência financeira a muita gente. A marca RE/MAX deu-nos as ferramentas e um modelo de negócio que sabíamos que funcionava. Mas, mesmo assim, falhámos.

Nos primeiros anos da marca em Portugal estávamos a fazer tudo errado. Os brokers resistiam às inovações, não aplicavam as técnicas e caíam nos hábitos antigos. Achavam que não precisavam de fazer recrutamento, decidiam que afinal o exclusivo não era assim tão interessante. O modelo que tínhamos trazido dos EUA ficou para trás. Passado pouco tempo éramos um McDonalds que vendia bifanas em vez de hambúrgueres.

 

A verdade é que na minha vida eu nunca trabalhei tanto como nos primeiros três anos na RE/MAX. Criar este negócio era um sonho, e eu sentia que os brokers estavam a estragar-me esse sonho. Claro que nessa altura a marca estava a assumir o seu espaço na Europa e não havia a formação que há hoje, não havia os conteúdos que há hoje.

Mesmo assim eu achava que podíamos fazer melhor. E não estava sozinho nessa ideia. Na minha vida nunca aconteceu eu ter uma ideia e ver-me sozinho quando quero passar à acção. Há sempre alguém ao meu lado, e a criação da RE/MAX Latina não foi excepção. Eu e o João Pedro decidimos lançar-nos num projecto independente, com a ideia de seguir o modelo americano e de dar corpo aos valores da credibilidade e do serviço.

A RE/MAX Latina nasceu para mostrar que era possível obter resultados fazendo as coisas certas.

Ainda hoje acreditamos em liderar pelo exemplo. Um team leader, quando vê que os vendedores não estão a fazer prospeção, vai para a rua com eles. Quando a equipa não está a conseguir concretizar, vai fechar negócios com eles. Mostramos como se faz pelo exemplo.

Desde o início que apostámos na formação, nas regras do exclusivo, no recrutamento, na expansão, no profissionalismo. Isso, e muito trabalho duro, fez com a RE/MAX Latina crescesse de forma exponencial nos primeiros anos.

Hoje a RE/MAX Latina tem uma academia que treina agentes e brokers, e onde se ensinam as mesmas coisas há quase vinte anos: os valores, as técnicas, o serviço – as coisas certas que são intemporais.

Muita coisa mudou desde então, e continua a mudar – em cada ano adaptamo-nos a um mundo que não pára de girar, mas posso afirmar que os valores que nos levaram à criação da RE/MAX Latina são, ainda hoje, uma bússola para o nosso trabalho.