Outra vez?

Outra vez?
“O sucesso de um agente imobiliário vem das rotinas: se todos os dias fizeres 25 telefonemas e tiveres uma reunião com um cliente tornas-te um profissional mais forte e vais conseguir melhores resultados.”

Como é que me torno num bom marcador de livre diretos? Posso ler a teoria, observar outros jogadores, ver vídeos – posso aprender a técnica toda, mas não é a estudar que eu aprendo a marcar um penalti. A única forma de conseguir ser um bom marcador de livres diretos é chutando a bola à baliza, uma e outra vez, repetindo o gesto de forma consistente.

Eu aprendo a nadar, nadando, aprendo a recrutar, recrutando e aprendo a vender, vendendo. É através da repetição que consigo melhorar, que me consigo especializar e tornar-me num bom profissional.

Zig Ziglar disse «A repetição é a mãe da aprendizagem, o pai da ação, o que a torna o arquiteto da concretização».

Mas há quem ache que a repetição é cansativa e monótona – e não tem de ser assim.

Um médico pode ter de fazer um diagnóstico muitas vezes, mas se quer continuar a ser um bom médico, a forma como ele trabalha vai evoluir com as novas ferramentas e os novos tratamentos que ficam disponíveis. Um jogador de futebol treina várias vezes por semana, mas se quer continuar a ser um bom jogador, não está sempre a fazer a mesma coisa, tem um treinador que o vai orientando para se focar em determinada técnica, para aperfeiçoar certo movimento ou ganhar força ou flexibilidade.

Para dominar uma técnica com distinção, temos de repetir a sua aplicação muitas vezes, e a forma de o fazer vai evoluir ao longo do tempo.

Um agente imobiliário, para continuar a ser um bom consultor, tem de repetir os telefonemas, as reuniões, as angariações, as vendas; e tem de estar atento aos desenvolvimentos no mercado, lendo, estudando, aprendendo novas técnicas e novas competências. Para continuar a ser um bom agente imobiliário tem de abraçar a repetição – é assim que desenvolve as suas novas competências e melhora continuamente a  técnica.

É aqui que entra a disciplina – o sucesso de uma empresa consegue-se com consistência no trabalho. O sucesso de um agente imobiliário vem das rotinas: se todos os dias fizeres 25 telefonemas e tiveres uma reunião com um cliente tornas-te um profissional mais forte e vais conseguir melhores resultados.

Também é aqui que entra a curiosidade, a vontade de aprender novas formas de trabalhar, mais produtivas, mais eficazes, que aproveitem o desenvolvimento da tecnologia.

Nós vivemos num mudo que muda a uma velocidade tão grande que só se torna repetitivo se estiveres distraído. Há uns anos publicitávamos um imóvel com anúncios num jornal e hoje isso desapareceu: os imóveis são divulgados na internet, nas redes sociais, nos portais.

Quando te sentires aborrecido, quando as palavras «Outra vez?» te surgirem no pensamento, experimenta fazer desse descontentamento um ponto de partida para treinar um novo método ou uma nova competência e lembra-te que a repetição é um passo essencial para atingir a mestria.