Rotinas Vencedoras

Rotinas Vencedoras
“Para implementar um sistema que funcione, é bom ter métodos para registar o progresso, pistas visuais que dêem o reforço positivo que é preciso para manter a motivação, seja um frasco com clipes, uma lista de tarefas, uma agenda ou uma app.”

O que é que acontece se eu passar um ano a comer fastfood todos os dias? E se comer fastfood uma vez por mês? O que é que acontece se eu fizer uma caminhada por dia? E uma caminhada por mês?

A resposta é intuitiva: as coisas que fazemos todos os dias têm consequências, as más e as boas.
No livro Hábitos Atómicos, James Clear conta a história de um corretor de bolsa com 23 anos, acabado de contratar por um banco no Canadá, e de como ele, em pouco tempo, conseguiu ultrapassar todas as expectativas em termos de resultados para aquela filial perdida num subúrbio de Vancouver.

Este jovem começava as suas manhãs com dois frascos em cima da secretária: um deles cheio com 120 clipes e o outro vazio. De cada vez que fazia um telefonema de vendas, transferia um clipe de um frasco para o outro. Todos os dias ele fazia os telefonemas que fossem precisos até colocar todos os clipes no segundo frasco.

A estratégia do clipe, como lhe chama James Clear, é uma forma visual de materializar as metas do dia e de observar o progresso ao longo do dia. Mas esta estratégia não é apenas uma forma de controlar o que foi feito e o que falta fazer, mais do que isso, é um reforço positivo por cada acção realizada.

 

Mudar um clipe de um frasco para o outro é uma forma de motivação, um pequeno ritual que nos dá a satisfação de estarmos estamos a evoluir. E no mercado imobiliário, como nas vendas, a motivação é um recurso fundamental. Para encontrar clientes é preciso procurá-los, todos os dias, fazer telefonemas, todos os dias. Para fechar negócios é preciso ter reuniões de vendas, todos os dias.

Se fizeres uma reunião com clientes todos os dias, cinco dias por semana, 20 dias por mês, chegas ao fim do ano com 240 reuniões. Mesmo com uma taxa de conversão de 10%, isso significa 24 vendas ou angariações por ano. E podes duplicar este número fazendo duas reuniões por dia, ou melhorando as tuas competências e passando a tua taxa de conversão para 20%.

Para teres potenciais clientes para estas reuniões, vais fazer 25 telefonemas todos os dias, mesmo curtos, o suficiente para obter um nome e marcar um encontro ou uma teleconferência. Para teres números para ligar, vais fazer prospecção durante três horas, todos os dias.

Mesmo sem grande experiência, estas acções vão trazer-te resultados. Quaisquer que sejam as tuas metas, comerciais ou pessoais, são as rotinas que crias que te vão permitir concretizar aquilo a que te propões. E para implementar um sistema que funcione, é bom ter métodos para registar o progresso, pistas visuais que dêem o reforço positivo que é preciso para manter a motivação, seja um frasco com clipes, uma lista de tarefas, uma agenda ou uma app.

De nada serve fazer dieta durante uma semana e comer fastfoodo resto do mês. Quando queres fazer mudanças a sério na tua vida, o segredo é a consistência: as coisas que fazes todos os dias vão ter impacto na tua vida, a longo prazo, um dia de cada vez.