Um dos paradoxos da vida é gostarmos de comprar mas não gostarmos que nos vendam. A experiência de 20 anos no negócio diz-me que, quanto mais eu tento vender, menor é a vontade do outro comprar, menor é o prazer que o outro tem ao comprar.
Nós apreciamos o momento em que tomamos uma decisão. Azul, em vez de preto. Moradia, em vez de apartamento. Eléctrico, em vez de a gasolina. Estas resoluções tornam-nos um bocadinho mais nós próprios. Afirmamos a nossa livre escolha e apresentamo-nos ao mundo.
Assim sendo, qual é o trabalho de um agente imobiliário?
Uma casa, na maior parte dos casos, é o bem de maior valor que as pessoas têm. Para a maioria das famílias, uma casa é uma vida de trabalho. É um projecto a longo prazo. Por isso, o momento de comprar, o momento de vender, ganham uma importância enorme na vida das pessoas.
Esses momentos são muitas vezes consequência de grandes mudanças. Casamentos, divórcios, os filhos a sair de casa, desemprego, novo emprego, problemas de saúde. Há uma panóplia de motivos que nos fazem querer vender, comprar ou arrendar uma casa.
Se há uma família que procura uma casa, o agente imobiliário tem que perceber o que é importante para essa família. As suas necessidades. A sua capacidade financeira. Onde é que os filhos estudam, como é que os pais se deslocam para o trabalho. O agente imobiliário tem que saber o que é mais valorizado, se é a segurança, se é a privacidade, se são as acessibilidades, se são as áreas, a utilização da sala, da cozinha. Se há um cão ou um gato. Se há necessidades especiais.
A arte está em ajudar esta família a encontrar a casa que quer comprar, que pode comprar. Ajudar a encontrar a melhor casa dentro da oferta disponível, do mercado, na rede, com os colegas. A melhor casa dentro dos requisitos, da zona pretendida. O agente imobiliário vai ajudar a fazer a melhor opção de investimento. Ajudar a escolher.
Do outro lado, quando a mudança surge e uma família precisa de vender um imóvel, o agente imobiliário vai facilitar o processo. Com a formação que recebe, vai fazer estudos de mercado e planos de marketing, vai determinar o preço de venda, fazer uma análise comparativa, calcular o valor por metro quadrado. Vai ter as ferramentas para encontrar o comprador para o imóvel.
Então o que é que ser agente imobiliário? É ajudar alguém a comprar, é ajudar alguém a vender. E pôr os interesses do cliente, encontrar a casa certa, vender o imóvel ao melhor preço, sempre em primeiro lugar, antes de qualquer comissão. Este é um dos princípios que nós, REMAX Latina, não abdicamos.
O agente imobiliário tem a responsabilidade única de estar ao lado das pessoas em momentos chave da sua vida, poder acompanhá-las. O agente imobiliário tem as ferramentas para transformar uma fase de incerteza, de interrogação, num momento singular, de pertença, de entusiasmo, de satisfação.