Parece que há qualquer coisa que nos incomoda quando dizemos Não. Sentimo-nos na obrigação de nos justificarmos ou de pedir desculpa e muitas vezes sentimos que estamos a falhar ou a fazer algo que não devíamos. Às vezes, só para evitar dizermos Não, dizemos Sim, mesmo quando isso nos deixa frustrados e ressentidos.
De onde vem esta resistência à palavra Não? Porque é que é difícil dizer Não quando alguém nos pergunta se queremos fazer alguma coisa?
Talvez seja porque queremos ser simpáticos, ser apreciados, e dizer Não põe essas expectativas e a nossa imagem em risco. E se desapontamos a outra pessoa? E se o outro achar que somos mal-educados? E se o outro deixar de gostar de nós? As mulheres o dirão, mas tenho a sensação que no caso delas, e olhando para a história, a pressão de ser bem-educada e atenciosa ainda é maior.
Mas dizer Não pode ser muito poderoso. Dizer Não aos outros pode significar que estás a dizer Sim a ti mesmo.
O teu tempo é limitado e é o recurso mais valioso que tens. Uma forma de dizer Não sem remorsos é saber que estás a dizer Sim ao que é importante para ti.
Ao longo dos últimos vinte anos disse não muitas vezes, a muitos negócios. Para dizer Sim aos meus objetivos tive que dizer não aos planos dos outros.
Para poderes fazer isso o primeiro passo é escolher o que queres fazer, saber qual é o teu propósito, e definir um plano para lá chegar.
Se não fores tu a escolher, alguém o vai fazer por ti, e até te dares conta, podes passar anos a viver os sonhos de outras pessoas. Se tu não tens um plano, fazes parte do plano de alguém, porque há quem conheça bem o poder de ter sonhos e de trabalhar para os alcançar.
Quando tens um propósito forte, deixas de te sentir culpado por dizer Não quando estás perante uma opção que sabes que vai usar o teu tempo e a tua energia em coisas que não te interessam. «Tens que decidir quais são as tuas maiores prioridades» diz Stephen Covey, «e ter a coragem de – com simpatia, um sorriso, e sem desculpas – dizer não a outras coisas».
Ficamos mais leves quando dizemos Não ao que já não nos serve. Ficamos mais fortes quando dizemos Não às coisas que nos fazem mal. Sentimo-nos mais livres quando dizemos Não às pessoas que nos tentam desviar do caminho que queremos percorrer.
Dizer Não não é ser egoísta, não é ser arrogante, é dar prioridade ao que é importante para ti, e isso é uma coisa que quem está de fora consegue ver e respeitar.