O agente imobiliário e o artista têm uma coisa em comum: ambos precisam de encontrar a sua voz para comunicar com o mundo. A voz de um artista, ou de um agente imobiliário, faz parte da sua identidade e da forma como os outros o veem.
Uma voz clara e forte diferencia-te da concorrência e cria uma conexão com o público. A voz da tua marca é um meio para chegar aos clientes, para transmitir quem és, o que fazes e porque é que fazes o que fazes. Quando um cliente precisa de ajuda para tomar uma decisão, não quer falar com um robot, ou com uma marca genérica, impessoal: quer encontrar um ser humano do outro lado, que o oiça, que o compreenda e que capte os seus valores, sonhos e aspirações.
A autenticidade vende. Se usares a tua voz, se contares a tua história, se trabalhares com o que já tens e cresceres a partir daí, vais com toda a certeza chegar a uma marca única, muito diferente da concorrência, porque parte de ti, da pessoa que tu és. Não vai haver mais ninguém no mercado que tenha a tua voz, o teu percurso, os teus valores, a tua visão. Não há duas marcas iguais, como não há duas obras de arte iguais.
Pensa nas marcas mais emblemáticas. Se falarmos em refrigerantes é provável que penses na Coca-Cola, se falarmos em roupa desportiva, é provável que penses na Nike, se falarmos em sabonetes, é provável que penses na Dove. Não é magia, eu não consigo ler mentes – é um trabalho gigante de construção de marca, de desenvolvimento de uma voz que é reconhecida em cada canto do mundo:
- «Abra a felicidade» As mensagens da Coca-cola dizem-nos que a vida é melhor com esta bebida. É uma voz simpática e sempre otimista.
- «Just do it» A Nike é conhecida por um tom de voz inspirador, que faz com que sintas o poder de querer ser mais forte e de chegar mais longe.
- «A beleza real vem de dentro e tem muitas camadas» A Dove ficou conhecida por falar do que as outras marcas calavam: cada corpo é único e a beleza é um estado de espírito. A Dove encoraja as mulheres a sentirem-se bem com o seu corpo.
A voz da tua marca pode ser formal ou informal, amigável ou assertiva, divertida ou séria. Para «encontrares» a tua voz tens de a desenvolver, construir a tua identidade como marca, conhecer o mercado com que queres trabalhar e explorar as marcas que trabalham com esse mercado e que já têm vozes estabelecidas.
Pensa na tua marca como se tivesse uma personalidade que comunica diretamente com o teu público-alvo, com os teus clientes, com os teus clientes potenciais. Como a descreverias? Em que é que essa personalidade é parecida contigo? Em que é que é diferente? Como é que se relaciona com aquele grupo de pessoas a que queres chegar?
Na venda consultiva, em que estás a ajudar alguém a tomar uma decisão, tu és o produto e é essa a marca que tens de desenvolver: tu enquanto consultor, enquanto agente imobiliário.
As pessoas não compram coisas, compram emoções , compram marcas com as quais se identificam, que comunicam na sua linguagem, que partilham a sua visão da vida.
A voz da tua marca vai comunicar quem és – e tu podes escolher quem queres ser. Na tua marca, na tua vida, podes ser maior, podes crescer, tornares-te mais flexível, e assim chegar a mais pessoas.