Está na hora de renovar os sonhos?

Está na hora de renovar os sonhos?
“Sabes que é chegada a altura de renovar os teus sonhos da mesma forma que sabes que é altura de voltar a dizer ou a mostrar a alguém como essa pessoa é importante para ti – regularmente, e em momentos de crise.”

Depois de uma vida inteira a trabalhar, o meu avô foi obrigado a reformar-se aos 70 anos.

O meu avô foi uma das principais referências da minha vida, um exemplo a seguir. Fundou o Departamento de Jogos da Santa Casa da Misericórdia e administrou-o até ao último dia. Foi condecorado pelo Presidente da República. Viveu uma vida ao serviço dos outros.

Depois de se reformar, passava o tempo em frente à televisão a refilar com os programas e com a vida – e morreu dois anos depois. Já na reforma, não encontrou outra ocupação que desse sentido à sua vida. Apesar de ter feito algumas tentativas, não arranjou algo que o fizesse acordar com entusiasmo todos os dias, um sonho novo que o mantivesse ativo.

Todos nós perdemos o alento, de uma maneira ou de outra, mais cedo ou mais tarde. Há momentos em que a mudança nos bate à porta, e os nossos sonhos antigos ficam desajustados e deixam de fazer sentido nas novas circunstâncias. Há momentos em que atingimos uma meta importante e sentimo-nos cair no vazio do «E agora?».

 

 

Nestas alturas podemos (devemos?) voltar a sonhar. Renovar os sonhos ajuda-nos a crescer, a expandir a nossa zona de conforto e a sermos mais humildes.

Quando comecei na RE/MAX não podia imaginar onde estaria mais de vinte anos depois. O sonho era abrir uma imobiliária em Mafra. Ainda não existia nada. Queríamos ter três agências, a de Mafra, uma no centro de Lisboa, outra em Cascais. Quando falávamos dos nossos sonhos os outros brokers achavam que éramos loucos.

A verdade é que nunca imaginei que chegássemos à dimensão que temos hoje. Foi preciso renovar os nossos sonhos muitas vezes, querendo sempre ir um bocadinho mais além. Mesmo para quem trabalha há muito tempo no mesmo projeto, é bom voltar a sonhar. O mundo muda a cada cinco anos e nesse período os nossos objetivos e as nossas metas precisam de ser adaptados à nova realidade.

As pessoas normalmente chegam a nós por duas razões: ou porque andam à procura de novos desafios e oportunidades, ou porque foram obrigadas a renovar os seus sonhos, porque perderam o emprego ou deixaram de o poder exercer por alguma razão.

Quando me aparece alguém que acabou de se reformar e anda à procura de uma ocupação, de um trabalho no mercado imobiliário, penso no meu avô. Recrutar um reformado pode salvar uma vida, porque há quem perca a alegria de viver quando para.

Sabes que é chegada a altura de renovar os teus sonhos da mesma forma que sabes que é altura de voltar a dizer ou a mostrar a alguém como essa pessoa é importante para ti – regularmente, e em momentos de crise.

Renovar os nossos votos com a vida é criar novas razões para ter vontade de sair da cama pela manhã com energia e entusiasmo, é dar um novo fôlego ao nosso tempo na Terra.