Durante uma formação na Ericeira, uma agente que tinha começado há pouco tempo a trabalhar naquela loja fechou um negócio. De onde estávamos conseguíamos ouvir a celebração que acontecia na sala ao lado.
Convidámo-la a partilhar as boas notícias connosco e ela apareceu, com um sorriso de orelha a orelha. Em poucos segundos estávamos todos a sorrir com ela, a sentir o seu entusiasmo e a sua confiança. Conseguíamos sentir que aquela era uma conquista que a fazia feliz, de pura alegria. Naquele momento, os objetivos e as comissões eram secundários.
Quantas necessidades humanas são satisfeitas com um sorriso destes? A segurança por ter fechado mais um negócio, a superação, a satisfação de ter ajudado um cliente a encontrar o que precisava e o reconhecimento e a conexão com os colegas.
Tenho a sorte de poder presenciar muitos momentos triunfais – tenho um trabalho que consiste em encontrar estrelas, em revelar talentos, em ajudar as pessoas a conquistar os seus objetivos. Qualquer pessoa que trabalhe com recrutamento sabe do que eu estou a falar. Qualquer pessoa que incentiva outros a aceitar desafios, a fazerem parte de um projeto, sabe do que estou a falar.
Sinto-me feliz quando vejo alguém que recrutei a conquistar metas, a ultrapassar obstáculos, mais do que com qualquer coisa que eu faça bem. Recrutar é perceber que podes mudar a vida das pessoas, que podes ajudá-las a sentirem-se realizadas, que podes dar-lhes a oportunidade de sorrir de orelha a orelha quando fecham um negócio.
O teu sorriso é mágico e influencia a forma como os outros te veem, mas o sorriso nos outros é muito mais espetacular, sobretudo quando sabes que tiveste um pequeno papel em fazê-lo aparecer.
Fazer alguém sorrir torna o mundo um bocadinho melhor e faz-te sorrir de volta. E não precisas de trabalhar em recrutamento para fazer alguém sorrir, para partilhar um sorriso com outra pessoa – podes por exemplo:
- Sorrir primeiro, e contagiar quem está à tua volta;
- Fazer um elogio sincero, tirar um momento para reconhecer algo de bom no outro;
- Agradecer, demonstrar gratidão, até pelas coisas que tomas por garantidas;
- Celebrar vitórias e momentos significativos, mesmo que seja com um pequeno gesto;
- Lembrares-te daquele acontecimento que pode ser importante na vida do outro e enviar uma mensagem de encorajamento.
Para um agente imobiliário, fazer um cliente sorrir é meio caminho andado para criar uma relação construtiva. Como pai, ver os meus filhos sorrir é indescritível.
Nas alturas mais cinzentas, um sorriso pode fazer a diferença e tornar melhor o dia de alguém. Mesmo que estejamos preocupados ou stressados com alguma coisa, fazer alguém sorrir pode mudar completamente o nosso humor – e o dos outros. Ver os outros sorrir torna-nos mais felizes.