Quando ouvimos uma história a nossa atenção agarra-nos: queremos saber como é que acaba, se o herói vai conseguir derrotar os inimigos e chegar ao seu destino.
As histórias estimulam a nossa imaginação de uma maneira que as estatísticas e os factos não conseguem: são capazes de gerar empatia, de nos fazer rir e chorar. Algumas histórias inquietam-nos e fazem-nos pensar, dão-nos novas perspetivas da realidade e da forma como os outros vêem o mundo.
Através das emoções que produzem, as histórias ajudam-nos a transmitir ideias, a passar mensagens e a preservar memórias.
Se queremos vender uma ideia – e em última análise tudo o que vendemos são ideias – contar uma história vai ajudar-nos a comunicar o que queremos de uma forma convidativa, ganhando o máximo da atenção dos nossos ouvintes e leitores.
As histórias ajudam-nos a vender.
Podes usar histórias enquanto líder, para inspirar outros, e enquanto vendedor, em qualquer fase do processo de venda, desde a prospeção até ao seguimento:
- Histórias e metáforas que dão vida a uma ideia vão ajudar-te a torná-la inesquecível;
- Histórias inspiradoras – que nos fazem acreditar que também nós somos capazes e que tudo é possível – vão dar alento a quem as ouve.
- Histórias de origem – em que juntas os pontos do teu passado que fazem o desenho de quem tu és hoje, que dão forma aos teus valores e às tuas aspirações – vão ajudar a construir a tua imagem profissional;
- Histórias que nos emocionam – em que partilhamos medos, risos e lágrimas – vão gerar empatia e ajudar a criar laços;
- Histórias em que partilhas os teus falhanços, as lições que aprendeste e os teus sucessos vão-te aproximar de quem as ouve.
Ao partilhares a história de um cliente que conseguiu resolver um problema semelhante ao do cliente que está à tua frente, consegues cativar a audiência e passar a mensagem de uma forma muito mais eficaz. Quando partilhas testemunhos, ajudas a criar confiança na tua marca.
Contar uma história é uma forma de criar uma ligação e de fazer com que os outros se identifiquem connosco: somos todos humanos, com dores, alegrias, desejos e limitações.
Tu tens muitas histórias para contar. O caminho que percorreste para chegar ao lugar onde estás é único – ninguém mais o fez. São únicas as decisões que tomaste, os acasos que te fizeram acreditar, os obstáculos que te atrasaram ou te fizeram mudar de estratégia.
Tu já és um contador de histórias quando partilhas algo de ti, qualquer coisa que te tocou ou que te inquietou.
Na vida profissional, quando partilhas histórias com a intenção de servir os outros, de os inspirar, de os ajudar a tomar uma decisão, vais criar momentos memoráveis com as pessoas com quem trabalhas e com os teus clientes. E se as pessoas se lembram das tuas histórias, da forma como as ajudaste, é muito mais provável que se lembrem de ti e te recomendem quando surge uma oportunidade.